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Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba

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A AMAS

Associação de pais e reconhecida como entidade de caráter assistencial sem fins lucrativos, sua fundação ocorreu no dia 15 de Dezembro de 1994 e foi criada com objetivo de diagnóstico, tratamento e assistência para pessoas que apresentam a síndrome do autismo. É Pioneira no atendimento especializado na cidade de Sorocaba e também na região que conta com mais de 40 municípios, o que aumenta sua responsabilidade social.

A  sede da AMAS localizada no Jd. Vera Cruz, atende atualmente 44 alunos de 13 à 42 anos em período integral, de segunda a sexta-feira das 8h00 às 17h00.
No núcleo de atendimento terapêutico unidade do Jd. Wanel Ville são atendidas 50 crianças de 03 à 12 anos, totalizando 94 atendidos. 

É prioritário o atendimento a crianças e jovens com maior grau de comprometimento comportamental e cognitivo uma vez que os que apresentam graus leves de comprometimento ou de alto funcionamento podem frequentar outras escolas especiais ou mesmo escolas regulares.

Os alunos são divididos em salas de aula com capacidade ideal para 5 alunos e dois profissionais, sendo um professor e um monitor, para cada uma das salas. Para dividi-los são levados em conta sua faixa etária e desenvolvimento psicopedagógico. 
Todas as salas de aula desenvolvem atividades relativas às capacidades e potencialidades de seus alunos, tendo, portanto, objetivos diferenciados tais como:

  • Estimulação;
  • pré-alfabetização
  • alfabetização

Além das atividades de sala de aula, os alunos realizam atividades direcionadas ao seu desenvolvimento neuropsicomotor, de socialização, desenvolvimento de habilidades individuais, treino de atividades de vida pratica e diária tais como:

  • aulas de educação física;
  • aulas de informática;
  • caminhadas diárias pela comunidade;
  • passeios;
  • confecção de artesanato;
  • música;
  • lazer.

Os profissionais da AMAS, a partir de estudos e experiência a respeito das dificuldades características apresentadas pelas pessoas autistas, têm como certo que um atendimento que vise o desenvolvimento das diferentes capacidades e potencialidades de cada aluno, sua independência nas diversas atividades da vida cotidiana, assim como o aprendizado de variadas habilidades, propõe um atendimento educacional, objetivando a promoção e integração de seus alunos com sua família e com o meio social. 

Por serem alunos que apresentam dificuldades no relacionamento, assim como dificuldades na aprendizagem através da simples observação, necessitam de atendimento individualizado específico para cada habilidade, dada suas características comportamentais peculiares e pessoais, necessitam de ambiente altamente estruturado onde a previsibilidade seja a tônica do processo educativo.
       
Dado a vultosa quantia necessária para manutenção das necessidades de um atendimento de qualidade para a clientela da AMAS, fez-se necessário utilização do serviço de Operação em Telemarketing que, junto à sociedade civil, angaria fundos necessários para o orçamento institucional e como garantia aos serviços prestados. Este serviço, para a AMAS, representa 80% de sua receita mensal.
Para seu funcionamento ativo, a AMAS é mantida pelas seguintes participações: 

• Sócios contribuintes;
• Convênio com a Prefeitura Municipal de Sorocaba
• Convênio com a Secretaria do Estado de São Paulo 
• Participação e elaboração de eventos diversos (bazares, festas, quiosques),
• Operação de Telemarketing;
• Doações diversas
 

Núcleo de Atendimento Terapêutico ao Autismo

O  “Núcleo de atendimento terapêutico ao Autismo” é uma iniciativa da instituição AMAS (Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba),  que desde 1994 atua no tratamento e assistência para pessoas com hipótese diagnóstica de Autismo, através de sua escola especializada.
Este projeto iniciado em 2009 tem um perfil intersetorial e multidisciplinar visando criar uma rede de assistência integral utilizando-se da experiência que a instituição adquiriu ao longo destes anos e de sua dedicação no tratamento destas pessoas, mas com uma proposta diferenciada: a inclusão destas crianças nas escolas e na sociedade como um todo. 

Todo o projeto terapêutico tem a intenção de minimizar as diferenças, atuando precocemente no diagnóstico, para que através de uma intervenção imediata estas se dissolvam, sejam aceitas e respeitadas. 

Todo este processo de inclusão e atenção, o mais breve possível, através da avaliação da criança e orientação da  família por profissionais da Fonoaudiologia, Medicina, Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional é incluir no ensino regular crianças que são encaminhadas à instituição na busca de diagnóstico e assistência especializada. 

Além do diagnóstico precoce, atendimento individual  e em grupo, também é feita a orientação aos pais e cuidadores, assim como todos os profissionais envolvidos na educação destas crianças com visitas escolares e acompanhamento de todo o processo de aprendizado.
Os métodos TEACCH – Treatmentand Education of Autisticand Related Comunication Handcapped Children (Tratamento e Educação para Autistas e crianças com Déficits relacionados à Comunicação, o  PCS (Programa de Comunicação Alternativa Suplementar) e o ABA (Análise Aplicada do Comportamento)  são as metodologias utilizadas e reconhecidas mundialmente por sua efetividade e melhora no prognóstico desta população.
No dia 09/09/2011 foi inaugurado o  Núcleo Terapêutico  na Rua Luiz Gabriotti, 201 no Bairro Wanel Ville II, em Sorocaba/SP.

 

Objetivos da Amas

A INSTITUIÇÃO ESTÁ DE ACORDO COM O LOAS-LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, conforme artigo:
 
Art. 2º A assistência social tem por objetivos:
IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;

A partir dos princípios estatutários e de avaliações dos trabalhos realizados, diretores, equipe de coordenação e profissionais da AMAS propõe objetivos que estejam direcionados não apenas aos atendimentos de sua clientela já estabelecida, mas também o de estender esses atendimentos ao maior número de casos possível.

É adotado o modelo educacional de atendimento, a partir de propostas pedagógicas e terapêuticas que visam o desenvolvimento harmonioso e saudável da clientela, de forma a atender suas necessidades básicas, educacionais e sociais.

Para tanto, são desenvolvidos, pelos profissionais da AMAS, projetos de atendimento que visem:
• Proporcionar atendimento especializado a partir de propostas educacionais e terapêuticas aos alunos já matriculados, onde os resultados possam servir para pesquisas futuras;
• Integração com o sistema regular de ensino para inclusão de alunos que possam ser beneficiados com a proposta de educação inclusiva e escolaridade onde serão desenvolvidas todos os conteúdos de Educação Infantil e Ensino  Fundamental de 1° a 4°série.
• Acompanhamento técnico em escolas do sistema regular de ensino que atendam alunos com suspeitas ou diagnóstico de autismo;
• Promover a inclusão de jovens nos esporte, vida social, mercado de trabalho; teatro, cinemas, passeios,artesanato,videoteca,piscina.
• Fornecer informações aos familiares sobre a deficiência, desenvolvimento, tratamento, problemas e potencialidades das pessoas com a síndrome;
• Promover atitude positiva na comunidade local com relação às pessoas com autismo;
• Incentivar a formação de “Clube de Mães” como forma de proporcionar maior integração família/escola através da oferta de cursos artesanais, culinários e de pintura;
•  Proporcionar treinamento e orientação de profissionais interessados e estudantes fornecendo estágios a universitários interessados no assunto;
• Atender a demanda de procura de vagas através de oferta de serviços alternativos tais como terapias individuais e orientações a pais;
• Promover cursos e palestras de modo a informar a comunidade local a respeito da síndrome e as formas de tratamento.
• Informática aplicada a Educação

 

Objetivos Educacionais  e Escolares

Os propósitos Educacionais e Terapêuticos  da AMAS, leva-se em consideração as habilidades individuais dos alunos que  são:
• o desenvolvimento, formação pessoal e social;
• a aprendizagem das noções básicas de vida prática e diária, para os alunos que apresentam maiores comprometimentos; 
• alfabetização para os menos comprometidos;
• trabalhos de oficina pedagógica para o desenvolvimento de habilidades produtivas; desenvolvimento de conceitos básicos para comunicação; socialização;
• inserção de alunos no sistema regular de ensino através da proposta de educação inclusiva.
• Informática aplicada a Educação.
• Adaptação individual.

A partir das diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a equipe de profissionais da AMAS desenvolve programas e projetos de atendimento adaptados ao desenvolvimento dos alunos com autismo.
Todo o programa educacional da AMAS parte dos princípios do Método TEACCH – TreatmentandEducationofAutisticandRelatedComunicationHandcappedChildren (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação) , PCS( Programa de Comunicação Alternativa Suplementar) e ABA (Análise Aplicada do Comportamento)
Partindo dos fundamentos da proposta do programa educacional todos os profissionais, dentro de suas especialidades, desenvolvem projetos de atendimentos individuais ou grupais voltados para o bom desempenho dos objetivos propostos.

Para tanto, os professores da AMAS estão em constante renovação de seus conhecimentos e aperfeiçoamento das técnicas, com vistas a oferecer aos alunos uma avaliação criteriosa das suas áreas de competência e interesses, assim como da assistência à compreensão do sentido que estes fazem do mundo que os rodeia.
A instituição conta ainda com a prestação de serviço voluntário de  Médico Clínico Geral  e uma dentista que realizam exames e diagnóstico de novos casos, além de atendimento e acompanhamento dos alunos 

Todos os profissionais da equipe Terapêutica e Educacional da AMAS reúnem-se semanalmente para avaliação dos trabalhos realizados em cada área, assim como as famílias dos alunos são constantemente convocadas para reuniões com o objetivo de discussões e orientações a respeito das atividades desenvolvidas como forma de envolvê-la o máximo possível em todo processo educativo.

 

Método TEACCH

O projeto pedagógico da AMAS é baseado nos princípios do Método TEACCH  - TreatmentandEducacionofAutistcandRelatedComunicationHandicappedChildren – (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com déficits relacionados à comunicação). Este método, reconhecido internacionalmente como sendo um dos mais eficazes no tratamento e educação de pessoas autistas, tem tido na AMAS, um resultado amplamente satisfatório ao atender os objetivos educacionais propostos.

O método baseia-se na estruturação e previsibilidade das ações através de associações entre o contato visual e as ações. A meta, em longo prazo, do Programa TEACCH é que o aluno com autismo se adeque o melhor possível à  sociedade quando adulto. Essa meta é atingida através do respeito pelas diferenças que o autismo cria em cada aluno.

Os serviços educacionais para pessoas com autismo devem ter duas metas: 1) aumentar sua compreensão; 2) tornar o ambiente mais compreensível.

Os princípios educacionais do Método Teacch são:

• Áreas de competência e interesses;
• Avaliação cuidadosa e constante;
• Assistência para a compreensão do sentido;
• A resistência como resultante da falta de entendimento;
• Colaboração dos pais.

O objetivo educacional primário do Método é ensinar ao aluno que seu ambiente tem (ou faz) sentido. O importante é que os alunos percebam que existem padrões no universo, e que eles podem identificar e seguir esses padrões, independentemente da presença de um professor ou de um adulto. Outro objetivo é ensinar ao aluno o conceito de causa e efeito, sendo esse um pré-requisito para a comunicação e outras habilidades

A técnica educacional do TEACCH está baseada na apresentação visual da informação. As palavras são usadas, assim como as indicações físicas, mas é no material e estrutura física que orientam o aluno visualmente são os procedimentos mais efetivos.

Tendo o autista como um aluno com limitações, dificuldades e alterações de comportamento, todo o processo educacional que se busca oferecer é direcionar as ações no sentido de fortalecer a capacidade do pensar e do fazer de cada aluno.
 

Síndrome do Autismo

O autismo passa constantemente por um processo de investigação no que diz respeito a sua definição sendo, no entanto, considerado o mais grave distúrbio da comunicação humana, associado a diversas síndromes. Os sintomas variam amplamente, o que explica porque é referido ao autismo como sendo um espectro de transtornos, manifestando-se de diferentes formas, variando do mais alto ao mais leve grau de comprometimento.

O autismo pode ser definido pelo comprometimento de três áreas nobres do desenvolvimento humano: a comunicação, a interação social e imaginação. O diagnóstico de autismo ainda é uma etapa muito difícil, pois é feita com base em um quadro de comportamentos, após serem descartadas as hipóteses biologicamente identificáveis, ou seja, não existem exames que possam determinar objetivamente que uma pessoa é autista. Neste sentido, a correta identificação da síndrome depende em grande parte da experiência dos profissionais que avaliam e examinam a pessoa.

Ainda que não se conheça a cura para o autismo, existem métodos que visam proporcionar à pessoa com a síndrome a superação de suas limitações e, dentro de suas potencialidades, o desenvolvimento de independência, facilitando o seu convívio com o meio que a cerca.

É uma síndrome encontrada no mundo todo e em famílias das mais diferentes posições sociais, étnicas e econômicas. Afeta uma em cada 150 pessoas , sendo 4 vezes mais meninos que meninas.

Os gastos financeiros necessários para o bom desenvolvimento da pessoa autista é consideravelmente alto, devido a necessidade de medicações em muitos dos casos e a necessidade de atendimentos de profissionais especializados em várias áreas (psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional entre outras).

Sintomas do Autismo:

 

 

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